Qual é o seu perfil de viajante?

Alguns são super organizados e agendam todas as atividades das férias, outros escolhem o destino pela gastronomia, pelas praias ou pelas atrações culturais e ainda há quem simplesmente quer descanso e mais nada. O que não faltam são diferentes tipos de viajantes, cada qual com as suas preferências. O que é stressante para um pode ser o que proporciona felicidade ao outro e, independentemente do perfil, o importante é que todos se divirtam à sua maneira. 

 

Veja abaixo alguns dos muitos tipos de viajante e descubra se algum deles é o seu.


O fotógrafo

Adora registar tudo o que vê e na sua bagagem há sempre lentes e cartões de memória extras. Não resiste às paisagens, à arquitetura, às pessoas e contempla quase tudo no mundo através do visor do telemóvel ou da câmara, sempre em busca do próximo clique. Vai voltar para casa com milhares de fotos – várias delas no Instagram, para a sorte dos seus seguidores – e, provavelmente, reviverá várias vezes as aventuras das férias apenas pelas imagens.

 

O organizado

A viagem e a diversão começam semanas ou até meses antes, período em que procura todo o tipo de informação sobre o destino e define a programação completa de cada um dos dias fora de casa, com um nível surpreendente de detalhe. Quem o acompanha na viagem sabe exatamente a hora que deverá sair da cama, o tempo que terá disponível para o pequeno-almoço, a agenda definida com horários marcados e bilhetes comprados e os meios de transporte. Não há espaço para improvisos, mas no regresso ao hotel o sentimento é de dever cumprido e de prazer por ter aproveitado tão bem o dia. Depois, é só relaxar e tentar dormir o quanto antes, pois a programação do dia seguinte já está completamente definida – e começa bem cedo.

 

O louco por selfies

Ele precisa de aparecer em todas as fotos que tira, como se fosse o toque especial em todos os cenários das férias. Com o seu selfie stick sempre a postos, não se intimida com a quantidade de registos que faz em poucos segundos nem com a plateia de desconhecidos que observa todas as suas poses. Além de desenvolto, também é incansável. Consegue fotografar-se em dezenas de lugares num único dia, às vezes em sítios pouco recomendáveis e até perigosos. Antes de postar nas redes, analisa minuciosamente as selfies e, a cada like conquistado, todo o esforço terá valido a pena.

 

O mochila às costas

Tem o radar apurado para tudo o que é low-cost e pouco convencional, por isso, as suas viagens costumam ser baratas e divertidas. O mochila às costas sabe lidar com o imprevisto, não costuma seguir roteiros, é adepto dos transportes públicos e de comida de rua e está sempre interessado em conhecer as pessoas e a cultura local. Com facilidade, faz novos amigos pelo caminho e, por estar com a “casa” sempre às costas, pode mudar os seus planos quando um novo destino se mostra mais desafiador e interessante. 

 

O blogger

Precisa de contar a todos o que viu e está sempre a anotar algo no seu bloco de notas ou no telemóvel. Não guarda para si os tesouros descobertos e os problemas que surgem em cada novo destino. Partilha tanto as experiências boas quanto as menos boas, para incentivar e, ao mesmo tempo, proteger a sua audiência nas suas próximas aventuras. Gosta de complementar a sua perceção pessoal com dados e informações interessantes do local visitado e mantém o blog atualizado durante a viagem. Adora receber comentários com elogios, sugestões e dúvidas, que terá todo o prazer em esclarecer. Espera, assim, ajudar outros viajantes a aproveitar melhor as viagens. 

 

O historiador

Quem viaja com este tipo poupa alguns euros com visitas guiadas e guias turísticos. O historiador tem um vasto conhecimento da história dos lugares que visita e quando não domina algum assunto sente prazer em pesquisá-lo, para aproveitar ainda mais cada minuto da experiência e manter bem informadas as pessoas que o acompanham na viagem. Não se importa com o excesso de bagagem, devido aos livros que colecionou pelo caminho.

 

O guia turístico

Ele visita todos os sítios ditos “obrigatórios”, que resumem a cidade para quem tem pressa. Não cumprir todo o roteiro deixa este tipo de viajante frustrado, com a sensação de uma viagem incompleta. E, convenhamos, se estas atrações recebem este destaque e multidões de visitantes, é porque têm a sua beleza e o seu valor. 

 

O foodie

O que mais procura na viagem é uma experiência gastronómica para chamar de sua. Ousado e aventureiro, não se intimida com ingredientes ou preparativos pouco convencionais. Pode vir a sofrer alguns transtornos intestinais, mas nada que o demova da ideia de continuar a experimentar o que de melhor e mais autêntico a gastronomia local pode oferecer. E vale tudo, restaurantes elegantes, tascas simples, comida de rua e os lugares que qualquer foodie não falha: feiras e mercados regionais.

 

O tranquilo

O que deixa este viajante feliz? A falta de compromisso e de horário. O dia perfeito é aquele em que se acorda tarde, demora-se num bom pequeno-almoço e passa o dia na praia ou à sombra, com um bom livro – que muitas vezes nem abre –, comidas e bebidas para petiscar e uma sesta entre as refeições. À noite, vai até um sítio tranquilo, com a música certa para soltar o corpo e deixar a mente vagar. E assim sucessivamente, até o fim das férias.

 

Então? Identificou-se com algum destes tipos? O mais importante é saber que, qualquer que seja o seu perfil, pode contar sempre com a assistência viagem e saúde da RNA, pois, onde quer que esteja, estamos lá!

RElated Posts
Internet segura em tempos de insegurança
07 Mar, 2022
¿Ya pensando en las vacaciones de verano? ¡Prepárese!
29 Jan, 2020