Seguros mais sustentáveis

No momento em que vivemos, a questão já não é: vamos ser sustentáveis? Mas antes, como podemos ser ainda mais sustentáveis? As alterações climáticas, o aumento exponencial do preço dos combustíveis, a falta de matéria-prima, as quebras nas cadeias de logística e transporte são motivos mais do que suficientes para refletir: o que podemos fazer para ajudar?
 
Começamos pela consciencialização
Na RNA Assistência sabemos bem que a sustentabilidade é incontornável em todas as esferas da vida, pessoal e profissional. Também sabemos que mais importante do que falar e pensar é agir, começando pela consciencialização e pela educação. Todos os dias procuramos dar mais um passo, nem que seja pequeno, rumo a um planeta mais sustentável, rumo a uma vida mais verde. Implementamos algumas ações internas para sensibilizar colaboradores e clientes para ideias verdes, para produtos amigos do ambiente, para serviços que têm o bem-estar do planeta como prioridade.
 
Em linha com a Comissão Europeia
Em Abril de 2021, a Comissão Europeia lançou um conjunto de medidas no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, obrigando os seguros ao cumprimento de regras claras no âmbito das finanças sustentáveis. O comunicado de Bruxelas refere “seis atos delegados modificativos relativos a deveres fiduciários, à consultoria para investimento e ao aconselhamento em matéria de seguros, onde os criadores de produtos financeiros e os consultores financeiros terão de considerar os fatores de sustentabilidade no processo de conceção dos seus produtos financeiros”.
 
Segundo a União Europeia, o Pacto Ecológico Europeu é uma estratégia de crescimento com o objetivo de “melhorar o bem-estar e a saúde dos cidadãos, assegurar a neutralidade climática da Europa até 2050 e proteger, conservar e reforçar o capital natural e a biodiversidade da UE”. Nesse sentido, as seis alterações aprovadas estão focadas em apoiar as empresas rumo à sustentabilidade, nomeadamente através da: consultoria para investimento e aconselhamento em matéria de seguros (compreender e discutir as preferências do próprio cliente no que toca à sustentabilidade); deveres fiduciários (avaliar corretamente os riscos em matéria de sustentabilidade); a própria criação de produtos financeiros terá obrigatoriamente de ter em consideração vários fatores de sustentabilidade enquanto opções válidas para o cliente. Isto tudo para ajudar as empresas a tomarem real consciência do seu próprio compromisso com a sustentabilidade.
 
RNA aposta em estratégias sustentáveis
Cada vez mais atenta e alinhada com as estratégias sustentáveis mais eficazes para o mercado segurador e corporate, a RNA oferece já alguns produtos e serviços que incentivam uma maior sustentabilidade, nomeadamente na área da mobilidade pessoal e rede automóvel.
 
  •         Mobilidade pessoal: estamos empenhados na aposta em produtos de mobilidade pessoal sustentáveis com a assistência à pessoa segura e à sua bicicleta e/ou trotinete, enquanto meios de transporte fiáveis e amigos do ambiente. Para o efeito, criamos opções para o mercado que tornam esta prática segura, com serviços de valor acrescentado para o cliente, incentivando-o para a sua utilização de uma forma tranquila e 100% protegida.
     
  •         Rede automóvel: como parte do esforço para reduzir as emissões de dióxido de carbono, a União Europeia estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões relacionadas com os transportes em 60% até 2050 e na RNA estamos empenhados em percorrer o mesmo caminho. A nossa rede é composta por prestadores que disponibilizam frotas de veículos elétricos e/ou híbridos nos serviços de táxis, reboques e rent-a-car. Incentivamos e alargamos cada vez mais esta oferta de serviços na nossa assistência automóvel, para que as modalidades sustentáveis sejam a primeira opção dos nossos clientes.
 
A sustentabilidade tem um longo caminho a ser percorrido, mas passo-a-passo chegaremos lá.
 
Partilhamos estas e muitas outras IDEIAS VERDES no Facebook e LinkedIn – sigam-nos, vamos caminhar juntos.


 
*Fontes

RElated Posts
RNA celebra 10 años de existencia
17 Set, 2019
Checklist de viagem
24 Mai, 2022