Como estão os pneus do seu automóvel?

Quando foi a última vez que verificou a pressão? Ou certificou o alinhamento e o estado das válvulas? Muitas vezes negligenciada, a manutenção preventiva dos pneus é importante para garantir uma condução segura. Afinal, são os pneus que sustentam o peso do veículo, além de serem o ponto de contacto com a estrada. Veja a seguir como hábitos simples podem prolongar a vida útil do pneu e aumentar a segurança e a performance.

 

Pressão dos pneus

Verifique a pressão pelo menos uma vez por mês, com os pneus a frio ou após percorrer curtas distâncias – até 4 quilómetros – a baixa velocidade. Além de mais seguros, pneus com a pressão correta duram mais tempo. Para saber a pressão aconselhada para cada viatura, verifique a coluna da porta do condutor ou a tampa do combustível. São nestes sítios que a informação costuma estar registada.

 

Troca e substituição

Recomenda-se trocar os pneus a cada 15 mil quilómetros, para que o desgaste seja uniforme. E substituí-los após cinco anos ou 40 mil quilómetros de utilização, aconselham os fabricantes.

 

Substituir os pneus

O ideal é substituir os quatro pneus ao mesmo tempo mas, caso não seja possível, substitua dois de cada vez, sempre no mesmo eixo – traseiro ou dianteiro. Por norma, os mais novos devem ficar no eixo traseiro. E, ao fazer a troca, não se esqueça de calibrá-los.

 

Verificar as válvulas

Responsáveis por manter o pneu hermético, as válvulas de pressão são geralmente esquecidas pela maioria dos condutores. Sempre que fizer alguma manutenção nos pneus, peça para verificar a condição das válvulas.

 

Alinhamento

A cada 10 mil quilómetros, ou de acordo com as indicações do fabricante, deve alinhar os pneus. Além de uma maior segurança, pneus alinhados e calibrados ajudam a reduzir o consumo de combustível.

 

Cuidados adicionais

Para prolongar a vida útil dos pneus, recomenda-se evitar travagens muito fortes, manobras bruscas e velocidades elevadas.

 

Porém, se mesmo com todos estes cuidados ocorrer o rebentamento ou furo de um pneu, o cliente RNA conta com uma assistência completa em território português. Basta contactar a linha de atendimento permanente dos Serviços de Assistência e aguardar o pronto socorro. A nossa equipa irá encaminhar o cliente para a Rede de Pneus convencionada, para a substituição do pneu avariado.

 

RElated Posts
O que esperar do mercado de assistência em 2024
20 Dez, 2023
Receitas simples e saudáveis para fazer todo o ano
11 Jan, 2023