A transformação digital continua ágil e em constante evolução e se a segurança de dados é mais importante do que nunca, a análise de dados – ou data analysis – também é cada vez mais relevante.
A importância da análise de dados
Nos dias que correm, seguir um modelo de negócio orientado por dados pode muito bem ser a diferença entre estar a par e manter-se desinformado, em disponibilizar aos clientes exatamente o que necessitam ou deixar que as necessidades dos clientes nos passam ao lado, em crescer e evoluir ou ficar para trás. Porquê? Porque as empresas que investem na captação de dados através de múltiplos recursos tecnológicos e não só, para depois analisar e deles extrair insights valiosos, são aquelas com maior potencialidade para o sucesso.
Registo de dados importantes
Desde o clássico Google Analytics, à análise de dados ligados às redes sociais, newsletters e publicidade online, a data analysis está tipicamente assente em negócios e tecnologia. No entanto, existem cada vez mais técnicas e métodos associados à data analysis, sendo estes os principais:
-
Análise de texto: extrai e analisa dados e padrões a partir de um grande volume de dados, utilizando bases de dados ou ferramentas próprias, de forma a transformar dados brutos em informação empresarial relevante.
-
Análise estatística: analisa um conjunto de dados ou uma amostra de dados através de um processo de recolha, análise, interpretação, apresentação e modelação para apresentar o que aconteceu em determinado momento.
-
Análise diagnóstica: utilizando os dados recolhidos na análise estatística, identifica padrões de comportamento, procurando responder à questão "porque é que isto aconteceu?".
-
Análise preditiva: esta análise faz previsões sobre possíveis resultados futuros baseada em dados atuais ou antigos.
-
Análise prescritiva: considerando situações e problemas atuais, combina todas as análises de dados anteriores para ajudar a tomar decisões mais eficazes e fundamentadas.
O poder da análise de dados não só está na observação real de informação relevante sobre a empresa, os seus produtos/serviços, e os seus consumidores, como também nos permite tomar decisões e ações com base no futuro e do que dele se espera em termos de negócio.
Vantagens da análise de dados
Os benefícios da data analysis são mais do que muitos. Eis o que as empresas precisam de saber:
-
Permite a antecipação de necessidades
-
Promove a proatividade
-
Possibilita a entrega de produtos relevantes
-
Reduz o nível de risco
-
Permite oferecer um serviço altamente personalizado ao cliente
-
Ajuda a converter potenciais clientes
-
Otimiza e potencia a experiência do cliente
-
Ajuda a fidelizar clientes
-
Contribui para um método de trabalho mais eficiente e produtivo
Coloque os dados que tem ao alcance da sua empresa a trabalhar para si: está na hora de começar a aproveitar todas as informações valiosas que a análise de dados disponibiliza, utilizando-as para tomar decisões de negócio inteligentes, baseadas em factos e não em suposições… sempre rumo ao sucesso.