Linhas de apoio nacionais

No final do ano, entre o espírito do Natal e a chegada de um novo ano, muitos de nós tendemos a parar, refletir e avaliar como nos sentimos. Esta época, embora especial, pode também despertar emoções intensas: da nostalgia ao stress, o que torna ainda mais importante saber que existe apoio disponível quando mais precisamos.

 

Ter, à distância de um telefonema, o apoio necessário a uma qualquer necessidade relacionada com a saúde física, mental ou emocional é uma mais valia. Em Portugal, existem dezenas de linhas de apoio telefónico, sustentadas por equipas de profissionais qualificados para atender às questões específicas do utente e onde, do outro lado, está sempre alguém pronto para ouvir e ajudar.


Número Europeu de Emergência

Disponível em toda a União Europeia, este é o contacto para situações de emergência.

Contacto: 112

Horário: 24h por dia, todos os dias.

 

Linha Saúde SNS 24 

Assegura a triagem, aconselhamento e encaminhamento em situações de doença.

Contacto: 808 24 24 24

Horário: 24h por dia, todos os dias.

 

Linha de Apoio à Vítima

A linha de apoio à vítima da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), presta serviços gratuitos e confidenciais.

Contacto: 116 006

Horário: Dias úteis, das 8h00 às 23h00.

 

Linha de Apoio na Demência

Esta linha da Associação Alzheimer Portugal presta informação geral sobre demência, apoio psicológico em situações de crise e encaminhamento para outros serviços.

Contacto: 213 610 465

Horário: Dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

 

Linha Cancro

Esta linha de apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como objetivo informar e apoiar a pessoa com cancro e a sua família ou amigos, em questões ligadas à doença, associações de doentes, direitos dos doentes e instituições ou centros de tratamento.

Contacto: 808 255 255

Horário: Dias úteis, das 9h00 às 18h00. 

 

Centro de Informação Antivenenos (CIAV)

O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pelo atendimento a vítimas de intoxicação.

Contacto: 800 250 250

Horário: 24h por dia, todos os dias.

 

Conversa Amiga

Esta linha de atendimento telefónico da Fundação INATEL presta assistência e informação a todas as pessoas que necessitam de apoio emocional em momentos de dificuldade. 

Contacto: 808 237 327 | 210 027 159

Horário: Todos os dias, das 15h00 às 22h00.

RElated Posts
Campanha de Segurança Rodoviária 2024: “Segurança é o melhor destino”
25 jun, 2024
O que esperar do mercado de assistência em 2024
20 dez, 2023