O que são as normas ISO e o que representam?

As normas ISO são um conjunto de diretrizes reconhecidas internacionalmente e estabelecidas para garantir a qualidade, segurança e eficiência de produtos, serviços e sistemas. Com a globalização dos mercados e a necessidade de padronização em diversos sectores, estas normas têm um papel fundamental na melhoria contínua do desempenho de empresas e instituições em todo o mundo.

 

O que é a ISO?

Fundada em 1947, na Suíça, a ISO – Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), nasceu com o intuito de criar um padrão internacional que estabelecesse formas de padronização de produtos e empresas, tendo como principal objetivo impulsionar o comércio de bens e serviços de elevada qualidade. Estes padrões ficaram conhecidos como normas ISO. Com representação em mais de 200 países, os certificados ISO podem ser atribuídos a empresas de todos os tamanhos e áreas, sendo que estas estão sujeitas a uma auditoria externa, objetiva e isenta, que avalia os requisitos necessários para a atribuição da respetiva norma. 

 

Normas ISO

Podemos considerar que as normas ISO são uma espécie de fórmula que indica a melhor forma de executar algo específico – desde requisitos e diretrizes, a processos e práticas. Por exemplo, uma norma ISO determina que para assegurar que cada garrafa de água seja produzida e engarrafada com a mesma qualidade e imagem, é necessária uma padronização dos materiais, máquinas e procedimentos utilizados.  

 

Para as empresas, isto assegura, de forma contínua, elevados padrões de qualidade, segurança e eficiência, impulsionando ainda a excelência empresarial. Para os consumidores, isto é um selo de garantia, profissionalismo e credibilidade. 

 

Algumas das normas mais conhecidas

Desde normas de gestão da qualidade e gestão ambiental, às normas de saúde e segurança e de segurança alimentar, existem dezenas. Estas são algumas das mais conhecidas:

 
  • ISO 9001 – Gestão da Qualidade

Estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) numa empresa, focando a melhoria contínua dos processos, a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a conformidade com os requisitos legais e regulamentares.

 
  • ISO 14001 – Gestão Ambiental

Define os requisitos para um sistema de gestão ambiental (SGA), com o objetivo de ajudar as empresas a minimizar o seu impacto ambiental, promover a sustentabilidade, cumprir os requisitos legais e regulamentares relacionados com o meio ambiente.

 

  • ISO 45001 – Segurança e Saúde Ocupacional

Estabelece os requisitos para um sistema de gestão da saúde e segurança ocupacional (SGSSO), com o objetivo de promover locais de trabalho seguros e saudáveis, proteger a saúde e a segurança dos colaboradores, prevenir acidentes, lesões e doenças ocupacionais, cumprir as obrigações legais relacionadas com a SSO.

 
  • ISO 27001 – Segurança da Informação

Define os requisitos para um sistema de gestão da segurança da informação (SGSI), com o objetivo de proteger os ativos de informação de uma empresa contra ameaças de segurança, como acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição de informações confidenciais. Acima de tudo, garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.

 
  • ISO 22301 – Continuidade de Negócios

Estabelece os requisitos para um sistema de gestão de continuidade de negócios (SGCN), com o objetivo de identificar e mitigar os riscos de interrupções operacionais inesperadas, minimizando assim o impacto financeiro, reputacional e operacional que eventos adversos possam ter na vida da empresa.

 

A RNA Assistência é uma empresa certificada

Sempre empenhada em manter a elevada qualidade dos nossos produtos e serviços, assegurar a nossa credibilidade e exceder a satisfação dos nossos clientes, a RNA Assistência é uma empresa certificada ISO 9001, ISSO/IEC 27001 e ISO 22301. Investir na conformidade com as normas ISO não só é um compromisso com a excelência e a responsabilidade corporativa, como contribui para um mundo mais seguro, sustentável e competitivo.

 

*Fonte: ISO – International Organization for Standardization

RElated Posts
Gestión de Feedback de los clientes de RNA
11 Nov, 2019
Checklist de viagem
24 Mai, 2022