No final do ano, entre o espírito do Natal e a chegada de um novo ano, muitos de nós tendemos a parar, refletir e avaliar como nos sentimos. Esta época, embora especial, pode também despertar emoções intensas: da nostalgia ao stress, o que torna ainda mais importante saber que existe apoio disponível quando mais precisamos.
Ter, à distância de um telefonema, o apoio necessário a uma qualquer necessidade relacionada com a saúde física, mental ou emocional é uma mais valia. Em Portugal, existem dezenas de linhas de apoio telefónico, sustentadas por equipas de profissionais qualificados para atender às questões específicas do utente e onde, do outro lado, está sempre alguém pronto para ouvir e ajudar.
Número Europeu de Emergência
Disponível em toda a União Europeia, este é o contacto para situações de emergência.
Contacto: 112
Horário: 24h por dia, todos os dias.
Linha Saúde SNS 24
Assegura a triagem, aconselhamento e encaminhamento em situações de doença.
Contacto: 808 24 24 24
Horário: 24h por dia, todos os dias.
Linha de Apoio à Vítima
A linha de apoio à vítima da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), presta serviços gratuitos e confidenciais.
Contacto: 116 006
Horário: Dias úteis, das 8h00 às 23h00.
Linha de Apoio na Demência
Esta linha da Associação Alzheimer Portugal presta informação geral sobre demência, apoio psicológico em situações de crise e encaminhamento para outros serviços.
Contacto: 213 610 465
Horário: Dias úteis, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Linha Cancro
Esta linha de apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem como objetivo informar e apoiar a pessoa com cancro e a sua família ou amigos, em questões ligadas à doença, associações de doentes, direitos dos doentes e instituições ou centros de tratamento.
Contacto: 808 255 255
Horário: Dias úteis, das 9h00 às 18h00.
Centro de Informação Antivenenos (CIAV)
O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pelo atendimento a vítimas de intoxicação.
Contacto: 800 250 250
Horário: 24h por dia, todos os dias.
Conversa Amiga
Esta linha de atendimento telefónico da Fundação INATEL presta assistência e informação a todas as pessoas que necessitam de apoio emocional em momentos de dificuldade.
Contacto: 808 237 327 | 210 027 159
Horário: Todos os dias, das 15h00 às 22h00.




