Dar as boas-vindas ao outono, com saúde e bem-estar

Os dias estão mais curtos, as temperaturas começam a baixar e nota-se uma mudança no ar – é a mudança de estação. Com o fim do verão, o equinócio de outono é um convite para nos voltarmos para dentro: é tempo de abrandar e refletir, de reorganizar e aconchegar, de preparar e encontrar o equilíbrio necessário para terminar o ano da melhor forma possível. Vamos celebrar a chegada da nova época?

 

Dar as boas vindas ao outono

Receber e celebrar o outono começa muitas vezes por organizar a casa e torná-la mais aconchegante com mantas nos sofás, roupa de cama mais quente, velas acesas e a troca do guarda-roupa de verão pelo da nova estação. Os serões tornam-se mais acolhedores com noites de cinema, leitura, jogos de tabuleiro e puzzles. As saídas incluem viagens de comboio, a participação nas vindimas e passeios na natureza para contemplar a cor das folhas. Os dias são marcados pelo regresso à rotina de trabalho, escola e exercício físico, sem esquecer a lista de assuntos a colocar em dia como, por exemplo, os check-ups médicos, a inspeção do carro e o isolamento de janelas. 

 

Alimentação sazonal

Muda-se a estação, muda-se a ementa: passamos a beber mais chá, a comer sopas reconfortantes, pratos mais fartos, maçãs, castanhas e legumes assados. A verdade é que o outono também traz um delicioso cabaz de produtos sazonais e saudáveis como: abóbora, batata-doce, chuchu, beringela, grelos, cogumelos, espinafres, marmelo, nozes, clementinas, dióspiros, pera e uvas, entre outros. Consumir alimentos da época significa consumir alimentos mais frescos, saborosos e nutritivos. Para além de apoiar os produtores locais, os alimentos sazonais são mais acessíveis porque existe maior oferta.

 

Saúde e bem-estar

Sabemos que o outono também traz gripes, constipações e doenças respiratórias, pelo que é sempre uma boa altura para relembrar os cuidados a ter: lavar as mãos com frequência; evitar tocar com as mãos não lavadas nos olhos, nariz ou boca; proteger a boca (com lenços de papel ou o cotovelo) quando tossir ou espirrar; evitar o contacto próximo com pessoas constipadas. Para além disso, a vacinação anual contra a gripe é a principal medida de prevenção e é recomendada para grupos vulneráveis e para pessoas com mais de 50 anos. 

 

Mudança da hora

Quando atrasamos os relógios uma hora no outono, os dias tornam-se mais curtos e escuros, e é natural que isso afete o nosso próprio relógio biológico. Podemos sentir-nos mais cansados e irritados, com menos energia e menos apetite. De forma a equilibrar o ritmo circadiano, é importante desfrutar da luz natural logo pela manhã, manter o mesmo horário de levantar e deitar e, à medida que o sol se põe, adaptar a iluminação interior, desligando luzes muito intensas e acendendo candeeiros e velas. 

 

Um feliz e saudável outono!

RElated Posts
Seguros mais sustentáveis
19 nov, 2021
Inteligência Artificial: o futuro já começou
10 mar, 2025